Login com o Facebook

Home > Cervejas > East Coast IPA Vs West Coast IPA - Por Doug Merlo

COMENTÁRIO DO EDITOR
" Fala pessoal! Que tal saber um pouco mais sobre essas duas vertentes de American IPA? "

East Coast IPA Vs West Coast IPA - Por Doug Merlo

Fonte: Cervaleria em 3/06/2016
  • Seguir
  • Facebook
  • Twitter
  • E-mail
  • Compartilhar pelo WhatsApp

Quando escutamos East Coast vs West Coast logo pensamos nos jogos eletrizantes da NBA do Lakers vs Celtics nos anos 80, ou até mesmo Notorius B.I.G. vs Tupac em furiosas batalhas de hip-hop na década de 90. Mas para nos apaixonados por cerveja essa “batalha” quer dizer muito mais!

Quando o movimento artesanal nos EUA foi ganhando força em meados de 1990, já se conseguia-se perceber uma cara distinção entre West Coast e East Coast IPAs.

126474_lAmerican IPA éum estilo de cerveja que pode descrever com mais precisão as diferenças entre as duas costas. As India Pale Ales tomaram conta dos Estados Unidos, e para entender melhor essas duas IPAs vou explicar para vocês a diferença entre gosto e sabor. O gosto é um dos nossos sentidos (como a capacidade de ver e ouvir), conseguimos sentir o gosto através do nosso paladar e, é justamente o que nos da a informação se algo é doce, azedo, salgado ou amargo. O sabor é a união e incorporação de tudo aquilo que estamos provando e que impacta a nossa percepção, é geralmente indicado como a união entre aroma e gosto. As IPAs não seriam tão populares se não fosse pelo seu amargor, e infelizmente algumas pessoas confundem o amargor como uma conotação negativa. Na verdade o amargor é refrescante e muitas vezes até mesmo relaxante, dependendo da intensidade desse amargor as vezes pode proporcionar um impacto adstringente.

16541 East Coast IPA LenseVoltando ao debate sobre East vs West. As East Coast IPAs tem como ponto de força o equilíbrio entre o dulçor do malte e o caráter cítrico e frutado dos lúpulos americanos com um agradável e intenso amargor final. Além da citricidade muitas vezes nesses tipos de IPA's podemos encontrar também lúpulos de variedades europeias com nuances de terra e picância. Quando a cerveja artesanal começou a ganhar popularidade no Estados Unidos, os cervejeiros da costa leste se inspiraram mais nas tradições das Ales e Lagers europeias, ou seja tendem a ser IPA's “mais britânicas” . As cervejarias da East Coast também tinham preferência pelo uso de cepas de leveduras britânicas, enquanto as cervejarias da West Coast usavam leveduras americanas de maior atenuação (como por exemplo a 1056 da Wyeast). Alguns exemplos desse estilo: Elevated IPA | La Cumbre Brewing Co., Head Hunter IPA | Fat Head’s Brewery & Saloon, Tropicalia IPA | Creature Comforts Brewing Co., Bell’s Two Hearted Ale | Bell’s Brewery Inc.

11343591-largeAs West Coast IPA's se destacam pelo excessivo uso de lúpulo, e quando eu digo excessivo, quero dizer excessivo MESMO!! Os cervejeiros da costa oeste são justamente conhecidos por colocar o máximo de lúpulos possível dentro das suas IPA's. Em uma cerveja geralmente você procura o equilíbrio entre todos os elementos em um modo em que nada se “destaque” demasiadamente, no entanto, não é o caso na costa oeste dos EUA. O lúpulo é a “estrela do show” deixando os nuances de malte em segundo plano. Isso não é por acaso, as cervejarias da West Coast americana estão geograficamente mais perto das plantações de lúpulos nos EUA como por exemplo a Yakima Hop Valley. Alguns exemplos americanos podemos encontrar: Beachwood Brewing Melrose IPA, Green Flash West Coast IPA, Russian River Blind Pig

As West Coast IPA's foram desenvolvidas como uma resposta ao crescente número de pedidos por parte do mercado de IPA's mais extremas, ousadas, complexas e lupuladas.

20140729-225309-82389491O perfil aromático/gustativo das West Coast IPAs varia, cada cervejaria tem a sua própria identidade quando se trata do perfil sensorial das suas IPAs. Algumas preferem IPAs com mais sabores cítricos de toranja então podemos esperar em grande carga de Amarillo.

Hoje em dia as IPA's são muito mais complicadas que no passado, e você pode encontrar dezenas de variações em todo os EUA. Mas mesmo que as variações regionais pareçam ser menos evidentes, podemos encontrar algumas pérolas.

East-Coast-IPA-PintEm Washington e Oregon por exemplo! Parece que nesse pequeno ponto no noroeste do pacifico eles encontraram o equilíbrio perfeito entre as duas costas. Eles conseguiram criar algo interessante, extremamente aromáticas, intensas, criativas e sobretudo equilibradas. Eles chamam essas IPA's de “Northwest-style IPA”. Um bom exemplo desse estilo é Boundary Bay's IPA.

Mas o que conta é que essas duas interpretações de IPAs são feitas a serem apreciadas, não pode-se dizer que uma é melhor que a outra, mas sim que trazem característica distintas e territoriais diferentes.

Por Doug Merlo
Doemens Biersommelier Diplom
Italian Beertaster Diploma
BJCP Certified
Mixologist
Página: Beerfactory Homebrewing

SEGUIR CERVEJAS

Acompanhe as outras novidades e conheça a galera que faz parte deste assunto.

COMENTÁRIOS



Carregando Comentários...