Login com o Facebook

Home > Jardinagem > Forrações para vasos

COMENTÁRIO DO EDITOR
" Terra aparecendo nos vasos não dá, não é mesmo jardineiros? Aqui tem boas dicas pra esconder, e também dar um up naquele vasinho sem graça! "

Forrações para vasos

Fonte: Jardim da Grasi em 25/01/2011
  • Seguir
  • Facebook
  • Twitter
  • E-mail
  • Compartilhar pelo WhatsApp

Vaso tem que ter forração, além de ficar bem mais bonito e com bom acabamento ela mantém a umidade do substrato por mais tempo e reduz a quantidade de regas.

Pode ser feitas com pedriscos, cascas de pinus e algumas espécies de plantas.



Forração com pedriscos: caso o pedrisco seja branco, rapidinho ele ficará escuro, por causa do substrato, o ideal é forrar o substrato com manta bidim antes, fazer uma camada com areia (é só um quebra galho), ou de repente, testar uma camada de coador de café( eu uso em vasos no lugar da manta).



Forração com casca de pinus:
é encontrada em pedaços maiores ou menores (alguns não necessariamente feitos com pinus). Com um ano aproximadamente precisam ser trocados, pois se decompõem.








Forração com argila expandida:
tem um preço bem em conta em relação á pedriscos e a casca de pinus.


Azulzinha (Evolvulus glomeratus): eu amo essa florzinha, está sempre florindo e forra o vaso bem rápido. Quando passa um pequeno período sem água, murcha rapidamente, mas depois da rega, recupera-se rapidamente. Multiplica-se facilmente por estacas da ponta dos ramos.



A flor azulada é o amor perfeito de verão (Torenia fournieri), uma planta anual, deve ser trocada todos os anos. As flores cor de rosa e bordô são do gerânio pendente (Pelargonium peltatum), é anual, não gosta de excesso de água.
(fotos:Azulzinha, gerânio e argila expandida: Casa & Jardim, Cheiro de Mato)

(foto: Andrea Gessi Paisagismo)


Esse vaso está um primor, tem angelônia (Angelonia angustifolia) no centro, e falsa érica (Cuphea gracilis) em volta, duas florzinhas do tipo super práticas, a angelônia aceita bem as podas (aqui em casa estavam um pouco feias, eu cortei bem baixinha e ela está voltando uma beleza...), já a érica não se dá bem com podas. Ambas não exigem muitos cuidados.


Essa é a rainha das forrações, até se você não quiser plantar, se um pedacinho cai na terra, rapidinho fecha tudo e forra o vaso todo. O dinheiro em penca ou calissia ( Calissia repens) não exige muitos cuidados, quando mantido em locais muito sombreados fica estiolado (cresce "compridão" e fraco), para manter a forração mais compacta é bom receber sol pelo menos uma parte do dia.

* Algumas fotos estão sem os devidos créditos porque eu não os tinha, caso o dono apareça é só me comunicar que eles serão colocados.

(foto: Arquivo pessoal)
Tem vários comentários aqui no blog sobre suculentas, vou responder a todos no próximo post com todas as perguntas.
SEGUIR JARDINAGEM

Acompanhe as outras novidades e conheça a galera que faz parte deste assunto.

COMENTÁRIOS



Carregando Comentários...