Login com o Facebook

Home > Jardinagem > Mudas de ervas aromáticas

COMENTÁRIO DO EDITOR
" Tenha sempre ervas fresquinhas para colher em casa, tem mais sabor, é saudável e bom de plantar! "

Mudas de ervas aromáticas

Fonte: Jardim da Grasi em 29/11/2012
  • Seguir
  • Facebook
  • Twitter
  • E-mail
  • Compartilhar pelo WhatsApp
Foto: Casa & Jardim

Nessa época quente e chuvosa meus vasos de ervas crescem muito rápido, bem maior do que a velocidade com que eu tenho cozinhado ultimamente... tive que podar e aproveitei para fazer umas mudas, daí distribuo para amigos e vizinhos.

Nos vasos e bandejinhas, uso a mistura básica: partes iguais de areia, terra comum e composto orgânico (compostagem ou húmus de minhoca ou até terra vegetal).

Essas são estacas de orégano, as estaquinhas da esquerda estão do jeitinho que eu cortei, as da direita, com a base sem folhas e com corte logo abaixo de um nó.

 
 Essas aqui são estacas de manjericão, retiradas da ponta do galhos, as da direita já estão prontas para plantio.


Não tem muito segredo, eu só coloco as estacas, a parte sem folhas eu enterro, pressiono em volta pra firmar e rego em seguida. Com um mês elas já estão enraizadas e firmes (logo que a gente planta, é normal ficar meio “caidinha”).



No caso do manjericão, eu uso 3 estacas pra ficar um vaso bem formado e cheio mais rápido, eu as distribuo formando um triângulo.


Essas aqui são umas mudinhas de pimenta que eu fiz, eu peguei a pimenta madura na decoração de um jantar, deixei murchar um pouco, abri e separei as sementes, deixei uns 2 dias secando, plantei, deixei crescer um pouco e coloquei uma muda em cada célula da bandeja. As mudas do vasinho são de um crachá feito de papel semente, de um evento sobre sustentabilidade que eu fui, achei que não fosse sair nada e não é que germinou bem?



Os cuidados são os normais para a maioria das ervas, depois de já enraizadas, sol, água todo dia sem encharcar e adubo orgânico. Com pouco tempo já tem ervinhas frescas pra cozinhar!

SEGUIR JARDINAGEM

Acompanhe as outras novidades e conheça a galera que faz parte deste assunto.

COMENTÁRIOS



Carregando Comentários...