Login com o Facebook

Home > Playstation > 3 erros comuns ao carregar a bateria do DualShock 4

COMENTÁRIO DO EDITOR
" Algumas dicas valiosas para aproveitarmos melhor a bateria do controle do PS4! "

3 erros comuns ao carregar a bateria do DualShock 4

  • Seguir
  • Facebook
  • Twitter
  • E-mail
  • Compartilhar pelo WhatsApp

DS4 amarelo

Em plena jogatina, a mensagem de que a bateria do DualShock 4 está baixa é facilmente ignorada, pois sabemos que ela ainda vai durar cerca de 30 minutos. O problema é que eles passam rápido e, exatamente naquele instante crítico, o controle se desconecta.

Neste momento, o usuário deverá colocá-lo para carregar e é aí que muitas vezes os erros começam a aparecer. Práticas inadequadas ou falta de informações podem prejudicar seriamente e até danificar a bateria do controle.

Confira os três erros comuns cometidos no momento de carregar a bateria do DualShock 4 e também alguns mitos e curiosidades que vale a pena saber!

1 – Utilizar carregadores de celular

Toda bateria tem níveis de tensão (V) e corrente (A) elétrica nominais adequadas para a carga. O carregador ideal para o DualShock 4 deve fornecer 5V e 800 mA em corrente contínua para carregar adequadamente a bateria do controle.

Especificações bateria DualShock 4

A maioria dos carregadores de celular ou mesmo as portas USB de computadores NÃO fornecem a especificação exata descrita acima. Portanto, muito cuidado ao utilizá-los!

Se utilizado um carregador com a corrente superior à indicada, a bateria irá carregar rapidamente, porém estará “forçando” os componentes eletrônicos do controle e causará um maior aquecimento da bateria, ocasionando, em alguns casos, danos como perda da capacidade de armazenamento.

Algo semelhante acontece se a corrente fornecida for inferior à nominal: a bateria levará mais tempo para carregar e irá superaquecer, causando perda da vida útil.

Para melhor ilustrar essa perda da capacidade de armazenamento, baseado na temperatura, veja a tabela a seguir:

Perda da capacidade de armazenamento da bateria de ion-litio

A perda na capacidade é inevitável, mas, em temperaturas maiores, a capacidade é severamente comprometida. Então, se não houver um carregador com as especificações nominais, carregue o DS4 somente na entrada USB do PlayStation 4.

2 – Utilizar o controle enquanto carrega

Este é outro erro comum entre os jogadores, pois ninguém quer deixar de jogar. O grande vilão neste caso continua sendo o calor, pois utilizar o controle enquanto carrega, pode fazer com que o circuito eletrônico que alimenta a bateria seja sobrecarregado, elevando a temperatura e danificando o componente, comprometendo a sua capacidade.

DualShock 4 carregando

3 – Deixar o DualShock 4 guardado, sem carga, por alguns dias

Mesmo quando guardada, sem ser utilizada ou estar ligada, a bateria pode perder carga: se o controle for armazenado com a bateria descarregada, esta perda pode fazer com que a bateria perca sua função e não seja mais possível carregá-la, sendo necessário a troca do componente.

DualShock 4 light bar

Alguns mitos sobre a bateria do controle

  • É preciso deixar o DS4 descarregar completamente para depois carregar

As baterias que são mais utilizadas atualmente são as de íon de lítio, as quais dispensam os ciclos completos de carga ou descarga, ou mesmo aquela carga inicial de 12 ou mais horas.

  • É prejudicial dar pequenas cargas (não deixar chegar nos 100%) no DS4

Como dito acima, o tipo de bateria do DualShock 4 dispensa os ciclos completos de carga, então deixar de realizar o carregamento total não prejudica ou “vicia” a bateria.

As baterias de íon de lítio não sofrem com o mesmo problema do efeito “memória” (viciar) como as antigas de Hidreto Metálico de Niquel (NiMH), porém, com o aquecimento elevado causado pela má utilização, ocasionará a perda da capacidade de armazenamento, fazendo com que a bateria dure por menos tempo.

Portanto, para garantir a vida útil da bateria do DualShock 4, essas dicas são preciosas e indispensáveis. Quanto mais a bateria se conservar, mais tempo ela irá durar e alimentar várias horas de gameplay.

Fonte: MeuPS4

SEGUIR PLAYSTATION

Acompanhe as outras novidades e conheça a galera que faz parte deste assunto.

COMENTÁRIOS



Carregando Comentários...