Login com o Facebook

Home > Receitas Vegetarianas > Cupcakes mesclados com cobertura de creamcheese de cacau

Cupcakes mesclados com cobertura de creamcheese de cacau

Fonte: Juliana Morgado em 12/02/2018
  • Seguir
  • Facebook
  • Twitter
  • E-mail
  • Compartilhar pelo WhatsApp

Às vezes bate aquela dúvida na minha mente. Quero comer um bolo, mas não sei se quero de baunilha ou de chocolate.
Baunilha tem aquela vantagem de ser ótimo com qualquer outro sabor, praticamente. Você pode fazer recheios de todos os tipos que sempre vai combinar com baunilha. Neutro, mas ao mesmo tempo único com aquele aroma de baunilha incrível – use sempre extrato feito em casa pra ter o máximo do aroma!

Cupcakes mesclados com cobertura de creamcheese de cacau

Cupcakes mesclados com cobertura de creamcheese de cacau
Por outro lado um bolinho de chocolate é sempre arrasador e muito versátil também. Afinal, você pode fazê-lo com mais açúcar ou puro cacau e variar no amargor da massa, misturando com recheios que também podem ser mais ou menos doces. Até recheio de maracujá eu já fiz pra cupcake de chocolate.

Cupcakes mesclados com cobertura de creamcheese de cacau
No fim das contas, eu acabo meio dividida em qual é meu favorito – sendo que o chocolate está na dianteira no meu coração.
Divida como eu fico, acabo gostando muito de misturas entre os dois – os famosos mesclados. Bolo mesclado do Starbucks, bolo mesclado da mamãe, bolo de pote com camadas dos dois. AMO!

Cupcakes mesclados com cobertura de creamcheese de cacau
Então a receita da semana é isso. E com uma cobertura que eu simplesmente adoro: creamcheese de cacau. A receita dela já veio pro blog mas ela é tão incrível que tive que fazer em vídeo pra vocês. Sinceramente? A melhor que tem, para chocolate.
Eu sei que nem todo mundo gosta de creamcheese, mas ele dá uma cremosidade tão única nessa cobertura que vale a pena. Se você não curte, ou torce o nariz antes mesmo de provar, passe por cima disso e experimente em casa, porque pode ser que você se surpreenda. Altamente recomendada!

 

 

Cupcakes mesclados com cobertura de creamcheese de cacau
Rende: 12 cupcakes

massa
1 2/3 xícara (215g) de farinha
1/2 colher de chá de fermento
1/4 colher de chá de bicarbonato de sódio
115g de manteiga derretida
1 xícara (210g) de açúcar
1 ovo
1 xícara (236ml) de leite
1 colher de sopa de extrato de baunilha
1/4 xícara (30g) de cacau

cobertura
90g de creamcheese
100g de manteiga
1 1/2 xícara (170g) de açúcar impalpável
1/4 xícara + 2 colheres de sopa (45g) de cacau

1 – Ligue seu forno em 180˚C. Em uma tigela, misture a manteiga derretida (em temperatura ambiente) com o açúcar, misture bem até obter uma massa homogênea, mas ainda granulada. Acrescente em seguida o leite, a baunilha e o ovo. Mexa bastante para ficar tudo bem incorporado.
2 – Acrescente aos poucos a farinha já peneirada juntamente com o fermento e bicarbonato. Mexa bem com o fouet para não ter nenhum gruminho de farinha.
3 – Divida a massa separando 3/4 de xícara da massa em outra tigela, daí misture a ela o cacau em pó e mexa bem. Tome cuidado nesse mexe mexe pra não misturar demais, desenvolvendo demais o glúten e solando sua massa.
4 – Coloque duas colheres de sopa da massa de baunilha em cada forminha, e uma colher de sopa da de chocolate. Com um palito de dente, mescle uma na hora fazendo movimentos circulares, até ficar mais ou menos mesclado – e maravilhoso. Leve para assar por 18 minutos ou até que um palito inserido no centro de cada um saia limpo. Não deixe passar, pois essa massa é incrivelmente boa, mas só se não secar demais.
5 – Para a cobertura, bata a manteiga numa tigela até ficar lisinha e mais clara. Acrescente o creamcheese em temperatura ambiente e bata bastante até ficar tudo bem uniforme.
6 – Adicione o açúcar impalpável e mexa um pouco para incorporá-lo de leve na manteiga e evitar a nuvem de açúcar quando você bater. Adicione o cacau e repita a mesma coisa – tudo antes de começar a bater. Então ligue a batedeira e bata somente até incorporar tudo. Não bata demais pois quanto mais ela mexer, mais mole vai ficando.
7 – Para repetir a decoração que eu fiz, deixe a cobertura na geladeira por uns 30 minutinhos. Ela vai endurecer, mas não completamente. Então, use um pegador de sorvete que “solta” a bolinha com um raspador interno, faça uma bolinha da cobertura e coloque em cada cupcake (já frio). Depois, com uma espátula, vá arrumando as bolinhas para se fixarem no cupcake e também para ficar com formato de domo. Você pode fazer direto com a espátula, se não tiver o pegador de sorvete, só vai ser mais demorado e requer mais habilidade com a espátula.
8 – Deixe os cupcakes uns 20 minutinhos na geladeira para que a cobertura firme e endureça, pois facilita e muito para grudar as bolinhas. Sirva e aproveite!

Cupcakes mesclados com cobertura de creamcheese de cacau

Essa decoração eu preciso contar pra vocês como surgiu: eu tive um sonho.
Percebo que a maioria das ideias de cupcakes e bolos que eu tenho surgem naquele limiar entre o quase dormindo e o dormindo, de noitinha. Antes de dormir completamente, uma imagem vem na minha mente. E eu preciso ser rápida pra fugir do sono, voltar a ficar acordada, anotar em algum lugar e voltar a dormir. Foi assim com esse cupcake de bolinhas.

O que você prefere, chocolate ou baunilha?

TAGS

Receitas
SEGUIR RECEITAS VEGETARIANAS

Acompanhe as outras novidades e conheça a galera que faz parte deste assunto.

COMENTÁRIOS



Carregando Comentários...